domingo, 24 de agosto de 2008

. Acabou! .

As unicas coisas que realmente me interessam numa Olimpiada sao as cerimonias de abertura e encerramento. As de Beijing, na minha opiniao, deixaram um pouco a desejar. A cerimonia de abertura foi bacaninha, a de encerramento foi mais descontraida, alegre e, apesar das cores altamente equivocadas e da profusao de jaspions e ultramen, foi melhorzinha.

Agora, surpresa mesmo foi a participacao da Inglaterra: Mister Boris Johnson - Prefeito de Londres, mais animado que pinto no lixo, terno desabotoado, cabelos lourissimos esvoacantes, sinalizando "OK" pra plateia, apontando um aqui e outro ali. Depois de agitar a bandeira olimpica pra la e pra ca umas duas vezes, fez "toh" e entregou pro voluntario com uma so mao.

Fiu.

Depois acho que entendi melhor o statement: a vinheta das Olimpiadas em Londres foi a coisa mais animada, psicodelica e colorida dos ultimos tempos, cheio de referencias tipicamente britanicas. O pequeno show com pessoas esperando o tipico onibus vermelho double-deck londrino, a guitarra de Jimmy Page e ateh David Beckham foi incrivel! Como tudo tem que ter um ponto negativo, o logo oficial parece a Lisa dos Simpsons engajada em atividades orais, mas tudo bem.

Entao eh isso, acho que os jogos de Londres vao ser mais pra yeaaaaaah do que pra o tradicional e contido splendid.

. Ainda nao foi dessa vez... .

E os presentes continuam. Como nem so de paozinho doce vive a pessoa, os donos da casa tambem mandam coisinhas: sopa de lentilha, berinjelas ao forno, melao, pimentao recheado, melancia e ateh um saco de supermercado *cheio* de cebolas. As cebolas eu ja re-distribui uma parte - mas continuo pensando que minha salvacao vai ser mesmo uma bela sopa, os meloes ja foram pro papo e a melancia ganhou um destino bem diferente: uma salada com azeitona e queijo feta.

Eu ja disse que adoro cozinhar? Nao? Pois eh. Adoro comer tambem, mas isso eh outro assunto. Fato eh que ontem digitei melancia no Google e me apareceu um monte de referencias a essa salada estranha. Pensei comigo mesma, Pronto, agora que moro numa casa e tenho uma cozinha quase decente, vou estrear meu lado Dona Benta no blog com uma receita bem modernosa!

Preparei a camera pra tirar fotos bem chiques, preparei a tal salada, nao coloquei menta porque nao tinha, adicionei pimenta-do-reino, azeitonas e um fiozinho de azeite (como indicado em outras versoes).

Hmm.

A melancia estava beeeem madura, o visual nao ficou bonito, nao tirei fotos. O sabor eh diferente, mas bom. O problema - *para mim* - eh que melancia eh negocio meio indigesto. O A. adorou, alias, ele ta atacando o resto da fruta nesse exato momento, enquanto eu ainda sinto a presenca dela no meu estomago (desde ontem) e reviro os olhos so com o cheiro.
sexta-feira, 15 de agosto de 2008

. Twitter .

Muito raramente, quando lembro, atualizo esse Twitter aih do lado. O problema eh que nao descobri ainda pra que ele serve.

Voce ha de perguntar E por que usa, sua besta? Nao sei. Vi nuns blogs, achei bonitinho, sou doida por uma novidade. Resolvi testar. 

To fazendo - ou deixando de fazer - alguma coisa errada? Porque assim, antes de desistir completamente do troco, queria saber se to perdendo, sem saber, as mil-e-uma utilidades que ele oferece e ainda nao descobri por pura patetice. 

E tem ainda uns seguidores. Tem gente me "seguindo" da India ao Oregon. Detalhe, ateh hoje, acho que so postei em Portugues, entao, como esse povo me acha, e o mais intrigante, *por que* me adiciona/segue?? Serah que rola aquele fenomeno Orkut, que o povo quer ter milhares de "amigos"? 

Qualquer luz serah bem-vinda. 

. Gentileza pura... .

Semana passada estavamos sentados na varanda esperando Seu Iannes (motorista do taxi) pra levar a gente pra fabrica, comme d'habitude. Passa o primeiro velhinho, com bengala, Gia sou!, Gia sou! *- respondemos. Passa o segundo velhinho, o sem bengala. Mesma coisa, mesmo cumprimento. Passa uma velhinha, o mesmo gia sou indo e voltando, so que a velhinha se empolgou, se deteve e continuou a falar em grego, sorrisao de orelha a orelha. Paniquei. Coloquei a mao sobre a boca e disse, em ingles, Nao falo grego, desculpe... A velhinha continuou sorrindo e falando, eu sorrindo e fazendo "o que" com as maos, ateh que ela resolveu seguir em frente.

Quinze minutos depois, la vem a velhinha voltando. Para do outro lado da grade de ferro e acena pra mim, chamando, pedindo pra me aproximar. E eis que ela tira um embrulho da bolsa - dois paezinhos doces - e me entrega. O gesto, a boa vontade, a gratuidade da gentileza me deixaram sem acao e so pude dizer um emocionado Epharisto! ** 

* Gia sou - pronuncia-se yAssu, com tonica no A.  
** Epharisto (obrigado) - pronuncia-se ef-haristO, com tonica no O fechado. 

. Novidades .

. Finalmente temos internet decente. 

. Os filhos dos donos da casa (que moram em cima), os filhos do irmao do dono da casa (que mora em cima, ao lado) e a matriarca da familia (que mora atras) voltaram das ferias. E voltaram com pulmoes excelentes, cordas vocais afiadissimas. Meu sossego estah em suspenso ateh o meio de Setembro, quando comecam as aulas. Pelo menos assim espero. 

. Ontem consegui dormir la pelas 4 da manha por causa do calor. A previsao eh de 39 graus no sabado e 38 no domingo. Ai, um leque... 

. Hoje, 15 de Agosto, eh feriadao aqui. Dia da morte de Nossa Senhora. Perguntei que hora comecam as festividaes ou panegyrikos (pan = todos, gyrikos = povo) e fui informada que seria as 11. Da manha?? - perguntei em horror, Nao, da noite, e vara a madrugada, ateh 6 da manha do dia seguinte. Faz um certo sentido. 

. A vizinha que mora algumas casas alem, descendo a rua, eh estranha. Toda noite ela abre a mangueira e dana a jogar agua la embaixo. Ontem foi pior porque alem da agua, teve sabao. E escovao. Nao quis crer quando ela desceu as escadas e comecou a esfregar furiosamente o asfalto. Depois subiu, abriu a mangueira de novo e "enxaguou" tudo. 

. Outro dia fui desejar boa noite pras criancas. Mama (a matriarca) tambem dava boa noite pros netos e ouvi um negocio fantastico: "Glika onira!" Glika, glica, glicose, acucar, doce. Onira, onirico, sonho. Doce sonho. Sweet dreams. 

. Ah, as criancas aqui dormem bem tarde. Mais de meia-noite e o alarido a toda. Talvez porque eh verao, nao tem escola. Outra coisa, elas brincam muito entre si, andam de bicicleta, nao percebo muita TV. Bacana. 

. Depois de 2 anos vivendo em hoteis estou me deparando com o outro lado da moeda. Todo mundo sabe daquela historia que diz pra ter cuidado com o que se deseja porque pode virar realidade, ne? Pois bem. Estamos morando em uma casa e a coisa tambem nao eh um mar de rosas. Viver em hotel eh totalmente pessimo, come-se mal porque a comida eh sempre meio pesada e o tempero comeca a abusar no final da primeira semana, sua latitude se resume a, no maximo, um arranjo sala-quarto-banheiro, a arrumadeira bate na porta, a roupa volta da lavanderia, seu passaporte fica num cofre e por aih vai. Agora estamos morando em uma casa e, claro, estamos muito melhor instalados, comemos coisinhas mais saudaveis, muito mais espaco fisico pra espalhar os breguecos - sem precisar de cofre!, mas estamos praticamente numa ilha. Se a TV/chuveiro/ar-condicionado nao funciona num hotel, eh so chamar alguem e pronto. E numa casa, voce chama quem? O dono, que, feliz ou infelizmente, mora em cima. E eh praticamente um favor que se pede! Num hotel alguem tem a minima obrigacao de falar um tico de ingles, mas aqui nao, a barreira da lingua fica uns 40 metros mais alta e a gente se ve dependendo da boa vontade de um, da disponibilidade de outro. Nao to nem falando de cozinhar, limpar, lavar roupa e pratos, eh a dificuldade da comunicacao *mesmo*. Super frustrante, mas ainda assim, mil vezes nossa casinha com varanda estreita e portao de ferro puramente decorativo (tao alto quanto minha cintura e sem chave). 
domingo, 10 de agosto de 2008

. Kalimera! .

Chegamos em Atenas dia 02 de Agosto, sabado, por volta do meio-dia.
Os donos da casa que a gente alugou estavam no aeroporto nos esperando pra nos levar (trazer) pra Vagia (ou Vayia). Ele, sem falar nada de ingles, ela, balbuciando um "bom dia" e um "bem-vindos" em portugues. Muito fofo. Eh que ela trabalha com uma greco-brasileira e teve a delicadeza de aprender alguma coisa em portugues pra deixar a gente mais a vontade.

Vayia eh uma pequena-mini-micro cidade, com absolutamente nenhuma superficie plana com mais de 10 metros. A nossa casa, de esquina, tem 3 degraus pra subir ao banheiro e ao quarto que fica nos fundos e a janela do nosso quarto fica rente com a calcada que fica na lateral. O povo aqui nao anda, escala. Muita ladeira acima, abaixo, degraus, centenas de degraus, ruas estreitissimas, curvas alucinantes. A casa eh bem bonitinha, confortavel, carece ar condidionado / ventilador, mas entendo, o verao aqui nao dura muito, pra que essa besteira de investir num negocio que impede a pessoa de cozinhar nos proprios humores nesse calor senegales, ne? Em compensacao tem aquecedor em todo comodo.
Como sou enxerida de nascenca, ja to tentando ler grego - o que nao eh facil - mesmo sem entender o que to falando. O alfabeto eh louco, onde tem um "P" le-se "R", onde tem um "H" le-se "I", e por aih vai.
Internet decente, ligeirinha, so temos na fabrica. Em casa, temos (desde quinta-feira) um negocinho que acopla no laptop e conecta via operadora de celular, com velocidade media de 2 Kbps, igual a um que a gente usava na India e nao servia pra nada. Alias, a saga da internet merece um post, vamos ver se sai. No momento estamos providenciando ADSL, que provavelmente serah instalada no final dessa semana.
O povo eh muito receptivo, fala alto, gesticula, a comida eh uma delicia. Peixes e frutos-do-mar abundam, assim como azeite, azeitonas, queijo feta - ma-ra-vi-lho-so, pepino, tomate e cebola roxa. Todo dia, por volta das 8:30h, passa um carro vendendo peixe fresquissimo, "psariaaaaaa, psariaaaaa...". O mar eh de um azul absurdo.
Nossa rotina tem sido acordar, cumprimentar os passantes - yasu! kala! - enquanto tomamos cafe na varanda, ir pra fabrica, voltar e sentar na varanda de novo pra jantar e tomar um cafe. Ontem voltamos do supermercado que fica em outra cidade - Thiva - mortos de calor e, pra variar, sentamos na varanda e atacamos um melao super doce e gelado. Ha duas noites o A. dorme no sofa da sala, com a porta aberta, so com a porta de tela "fechada" (nao tem chave, nao da pra trancar). O calor, o calor!
A producao ta indo bem, no prazo.
Hoje choveu e refrescou bem.
Praticamente o ceu, nao fosse a falta de internet decente.
Descendo da fabrica pra Agio Yoannes (nao sei se eh assim que escreve), uma aldeiazinha de pescadores, pra almocar

O restaurante

Horiatiki, a famosa salada grega

Esse polvo estava perfeito!
| Top ↑ |