sexta-feira, 15 de maio de 2009

. Nao eh a toa que sou fa dele... .

Abaixo, o mais recente post de Jose Saramago no seu blog O Caderno de Saramago, o qual assino o feed, leio religiosamente e recomendo (de novo).
"Até quando?
By José Saramago

Há uns dois mil e cinquenta anos, mais dia menos dia, a esta hora ou outra, estava o bom Cícero clamando a sua indignação no senado romano ou no foro: “Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência?”, perguntou ele uma vez e muitas ao velhaco conspirador que o quis matar e fazer-se com um poder a que não tinha qualquer direito. A História é tão pródiga, tão generosa, que não só nos dá excelentes lições sobre a actualidade de certos acontecidos outrora como também nos lega, para governo nosso, umas quantas palavras, umas quantas frases que, por esta ou aquela razão, viriam a ganhar raízes na memória dos povos. A frase que deixei acima, fresca, vibrante, como se tivesse acabado de ser pronunciada neste instante, é sem dúvida uma delas. Cícero foi um grande orador, um tribuno de enormes recursos, mas é interessante observar como, neste caso, preferiu utilizar termos dos mais comuns, que poderiam mesmo ter saído da boca de uma mãe que repreendesse o filho irrequieto. Com a enorme diferença de que aquele filho de Roma, o tal Catilina, era um traste da pior espécie, quer como homem, quer como político.

A História de Itália surpreende qualquer um. É um extensíssimo rosário de génios, sejam eles pintores, escultores ou arquitectos, músicos ou filósofos, escritores ou poetas, iluminadores ou artífices, um não acabar de gente sublime que representa o melhor que a humanidade tem pensado, imaginado, feito. Nunca lhe faltaram catilinas de maior ou menor envergadura, mas disso nenhum país está isento, é lepra que a todos toca. O Catilina de hoje, em Itália, chama-se Berlusconi. Não necessita assaltar o poder porque já é seu, tem dinheiro bastante para comprar todos os cúmplices que sejam necessários, incluindo juízes, deputados e senadores. Conseguiu a proeza de dividir a população de Itália em duas partes: os que gostariam de ser como ele e os que já o são. Agora promoveu a aprovação de leis absolutamente discricionárias contra a emigração ilegal, põe patrulhas de cidadãos a colaborar com a polícia na repressão física dos emigrantes sem papéis e, cúmulo dos cúmulos, proíbe que as crianças de pais emigrantes sejam inscritas no registo civil. Catilina, o Catilina histórico, não faria melhor.

Disse acima que a História de Itália surpreende qualquer um. Surpreende, por exemplo, que nenhuma voz italiana (ao menos que haja chegado ao meu conhecimento) tenha retomado, com uma ligeira adaptação, as palavras de Cícero: “Até quando, ó Berlusconi, abusarás da nossa paciência?” Experimente-se, pode ser que dê resultado e que, por esta outra razão, a Itália volte a surpreender-nos.
"
quinta-feira, 14 de maio de 2009

. Varias .

- A. foi pra Bergamo e ja ta voltando! Oba!
- Tenho que escrever um post sobre meu atual ninho, com fotos. Mas aih pra tirar fotos eu tenho que deixar o apartamento-igreja apresentavel e eh isso que ta empacando. Mas vale a pena esperar. Prometo.
- Acho que vou comecar a responder os comentarios aqui, em forma de post. Nunca sei se devo responder no mesmo post, no blog da pessoa ou por email.
- Comecando:
Cica, eu sou uma criatura antiga e matuta, fia... Ou, no minimo, invejosa. Porque como eh que pode um marmanjao ter uma sobrancelha mais cheia e mais bem desenhada do que a minha??? Assim nao da!  E em relacao a pedir essas declaracoes - todas altamente coerentes umas com as outras - aos funcionarios dos Consulados, eu sempre peco. Mas eles nunca dao. Por que serah? Hehe.
Adry e Evio, a internet ta firme e forte mas nossos horarios ainda nao combinaram, ne? So perdoo porque os motivos foram justos (aniversario do compadre e jogo do Flamengo).
Sigrid, cade voce? Nosso cafe (ou cerveja ou vinho) ainda ta de pe?
- Acho que o segredo gastronomico brasileiro mais bem guardado do resto do mundo eh a farofa. De ovos. Por falar em comida, encontrei feijao preto! Nao to fazendo pouco da mussarela de bufala ma-ra-vi-lho-sa que como todo dia, mas um arroz (thai ou basmati) com feijao eh fundamental. Ainda sobre comida, outro dia decidi fazer um lanche e quase nao quis crer quando vi uma coxinha-de-galinha naquele mostruario aquecido. Depois de apontar pro negocio, bater as asas e fazer uma cara interrogativa pra funcionaria fiquei sabendo que ali nao tinha frango, que era feito com arroz e que aquilo nao era coxinha coisa nenhuma. Senhoras e senhores, conhecam o arancino. Vai no link mesmo porque nao consigo subir a imagem.
- Eu ja falei que meu sonho eh estar em uma estacao de trem/onibus/aeroporto e presenciar um negocio desse aqui?

(via Viaje na Viagem)
quinta-feira, 7 de maio de 2009

. YEEEEEEESSSSS!!!! .

Nos temos banana E internet ligeira.
Tremei, vos que tiveram ferias de minhas longas ligacoes nos fins-de-semana.
| Top ↑ |