quarta-feira, 2 de maio de 2007

. o deus elefante .

ouquei, ando de saco cheio de tudo aqui e reconheco que tenho andado muito amarga.
resolvi me perguntar, afinal, do que eu gosto aqui na india?

eu gosto do ganesha.


por que? nao sei. acho bonitinho, fofinho, alem de ser o senhor dos comecos, dos pensamentos, da sabedoria e tambem dos obstaculos. tudo a ver.

a historia dele eh cheia de detalhes, coloridissima, desde o seu nascimento, casamento e a razao de ter somente uma presa, mas a historinha que gosto mais eh essa:

ganesha e seu irmao subramanya discutiam sobre qual dos dois seria o mais velho. resolveram entao levar a questao para shiva (o pai de ambos). shiva lancou entao um desafio: aquele que der a volta ao mundo e voltar primeiro tera o direito de ser o mais velho.

subramanya montou imediatamente no seu pavao* e meteu o pe na carreira, apressado para dar a volta ao mundo. ganesha, entretanto, em amorosa adoracao, caminhando, fez uma volta ao redor dos pais e reclamou o seu premio.

shiva perguntou "amado e sabio ganesha, como eh que eu posso lhe dar o premio se voce nao deu a volta ao mundo?", ao que ganesha respondeu "nao, mas eu rodeei os meus pais. meus pais representam o universo inteiro manifestado".

a disputa acabou em favor de ganesha que foi declarado o mais velho e ainda ganhou uma fruta de sua mae parvati.

* o "transporte" de ganesha eh um rato.

0 comments:

| Top ↑ |