quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

. Paris .

Pense numa cidade l-i-n-d-a. Linda e bege, com detalhes em dourado e preto, ou seja, luxo. Um pouquinho mais de dourado - pumba! - ficava brega, mas os franceses sao comedidos. 


Passamos, minha irma/comadre Adryana e eu, por 4 museus - Rodin, D'Orsay, L'Orangerie e Louvre - e tiramos tantas fotos que se os curadores quiserem lancar um novo catalogo pode entrar em contato com a gente. A bateria da minha camera descarregou logo nos primeiros dias e eu esqueci de levar o carregador, mas minha irma eh prevenida e nao esqueceu o dela (para a camera dela). A., pra variar, passou a maior parte do tempo dormindo e declarou que dessa vez realmente descansou. 


A cidade eh pequena, plana, super andavel, principalmente pra quem ta com a capacidade aerobica em dia, o IMC abaixo do 25 e nao tem varizes - o que nao eh o meu caso. Os pontos turisticos e museus sao relativamente pertos uns dos outros, da ateh pena pegar onibus - que por sinal sao otimos.  

Paris tambem eh cara, carerrima, a nao ser que voce se alimente de cremes La Roche-Posay (como bem disse minha comadre). Exemplo? Um chocolate quente no Angelina, 7 euros. Dois cremes para as maos da marca citada acima na Citypharma, 7 euros. Tudo bem que o tal chocolate eh no famosissimo Angelina, mas eh um chocolate, ne? 

Mas valeu muito a pena (e as dores e o cansaco). Entre ver uma francesa sair de uma boulangerie roendo uma baguette, uma mae mostrando uma escultura no Musee D'Orsay pra seu filho de 2 anos no carrinho, os onipresentes caes e seus... humm...  souvenirs, as milhares de obras de arte, experimentar as delicias da gastronomia e ainda ver uma neve bissexta cobrindo o Jardin des Tuilleries, so posso dizer uma coisa, com toda certeza: Au revoir*, Paris! 


A proposito, nossa visita a Paris so foi um sucesso estrondoso e deixou esse gostinho de quero mais (muito mais) por obra e graca do blog "Conexao Paris" da brasileira Maria Lina que mora na Franca ha quase vinte anos. No blog a Lina da dicas que cobrem museus e exposicoes, restaurantes e gastronomia, costumes e curiosidades, meios de transporte, dicas de hoteis e apartamentos para alugar, enfim, indispensavel. 

*Revoir = ver novamente. 

2 comments:

blokodenotasefotos disse...

ana ou anita

você voa pelo mundo, espena quanto é cidade, que faz você? que sem sermos muito intrusivos, poderemos perguntar e saber ?
assim ficariamos por dentro de seus posts.saberiamos os porquês de sua continua errancia, desde bombay à paris de hoje?
a curiosiade me chegou com aquela do coração quebrado sobre a lisboa que não sendo paris, tem o azul do tejo, um céu luminoso e o encanto das cidades luminosas do mediterraneo.
devia para em lisboa.

Ana disse...

Ola Paulo! Eu trabalho como coordenadora de projetos e tenho que ir pra onde o cliente manda :)
Paris foi um passeio turistico - so pra fugir da regra, e Lisboa foi so uma conexao - infelizmente.
Mas continuo amando Portugal, viu? Amor gratuito, eh verdade, que me faz planejar visitar a Terrinha com mais vagar e apagar uma ou duas impressoes ruins e colar os caquinhos do meu coracao :))
Obrigada pela visita!

| Top ↑ |