quarta-feira, 2 de setembro de 2009

. For your Security and Safety... .

... bem-vindos aos Isteites!

Toda vez que a gente muda temporariamente de pais eu comeco o post com a saudacao tipica local, mas aqui... bem, aqui eh diferente. Ja ouvi/li essas palavras e suas primas (controle, protecao, etc) TANTAS vezes que achei mais apropriado comecar com elas. Serio. Nem na China, um pais totalitario e ditador, me senti tao... tao amedrontada.

Vamos aos destaques:

1. Trinta e um de Agosto, 21:00h, Aeroporto de Fortaleza, na fila do check-in da Delta. O rapazinho - cearense da gema - deixou o A. passar, mas teve a pachorra de me barrar e dizer que aquela fila era so para passageiros da business. Sim, minha passagem eh da business. Ele me deixou passar, mas deve ter pensado duas vezes e um segundo depois pediu pra ver meu e-ticket. "So pra conferir", segundo ele. Eu queria saber como eh que um passageiro da business deve se parecer ou se comportar, porque, pelo jeito, estar limpinha, vestida da cabeca aos pes, esperando minha vez de ser atendida nao foram indicadores suficientes.

2. Fazendo o check-in, tive que fornecer, ali mesmo, o endereco de onde iria ficar aqui. Aih comecei a engrossar e perguntei se havia algum problema. "Nao, eh rotina".

3. Raio X de bagagem de mao: tira sapato, cinto, laptop da maleta, tudo. A. teve seu isqueiro confiscado e ainda correram uma maquininha que detecta alguma coisa (explosivos?) na maleta dele.

4. Nesse meio tempo tinha funcionarios da Delta correndo pra cima e pra baixo, falando nos celulares como que num walkie-talkie, sabe? Nao sei qual era a crise.

5. Ja no aviao, fomos informados pelo piloto que, para nossa security and safety, nao seria permitido o agrupamento de pessoas esperando pra usar o banheiro. Aqui eu nao pude evitar, mas lembrei do que acontecia durante a ditadura no Brasil, quando era proibido mais de 2 pessoas conversarem na rua. "Circulando!"

6. O voo teve turbulencia quase o tempo todo, mas aqui a culpa nao eh de ninguem, ne?

7. Aeroporto de Atlanta. Ah, o aeroporto de Atlanta... O oficial nao queria acreditar que eu estava de ferias por 3 meses. Nao entendia por que eu ia pra Panama City. Perguntou se eu tinha dinheiro. Se eu conhecia alguem aqui. Nao entendia por que eu falo ingles "tao" bem sem nunca ter estado nos US. Colocou meus documentos dentro de um envelope de plastico transparente com uma borda amarela e me mandou pra uma salinha. La eu tive outra entrevista com outro oficial que tambem nao entendia por queeeeeee Panama City e no fim ele deixou eu entrar e me deu 6 meses de permanencia.

(A pressao eh imensa. Mesmo sem dever nada no cartorio a gente fica nervosa. A sensacao de querer/ter que viajar pra um lugar, sem intencao de imigrar, com dinheiro e bons antecedentes e ainda assim ficar com medo ateh de dizer a verdade eh horrivel. Quem me conhece sabe que eu tenho intencao ZERO de imigrar pra ca ou pra qualquer outro lugar - se ja nao tinha, agora tenho ainda menos - e, sinceramente, mesmo que quisesse, to muito velha pra comecar a fazer coisas ilegais.)

8. O portao de embarque para o voo Atlanta-Panama City foi mudado 3 vezes, cada vez pra uma asa diferente e tivemos que andar quilometros. So eu, o A. nao. Explico no item 10.

9. Funcionarios da Delta igualmente correndo pra la e pra ca, gritando nos celulares.

10. Ponto alto e primeirissima boa impressao: um funcionario da Delta super simpatico, de origem indiana ou imediacoes, levou o A. numa cadeira de rodas pra outra asa numa das trocas. Da outra vez foi um funcionario nao sei nem de que empresa, mas que pilotou a cadeira de rodas pro A. da outra vez. E uma senhorinha que deu uma carona naqueles carrinhos eletricos. Eh que o A. tem problemas de coracao e, verdade seja dita, o sapato que ele escolheu tava matando.

11. O aviao que trouxe a gente pra Panama City era muito pequeno entao fomos convidados a despachar a bagagem de mao tambem. Na chegada, cade as pequenas? Achamos as grandes, mas as maletas com os laptops, uns documentos, pen drives, lentes de cameras, joias, videogame tinham desaparecido. A resposta que recebemos do empregado da Delta foi uma cocada de queixo, o olhar perdido no horizonte e um polido (como sempre) "I'm sorry, Sir". No fim encontraram as benditas, mas eu tava a beira de um infarto.

12. Nao voe Delta. Nunca.

13. Ah, esqueci de falar do estado dos avioes. Gente, o que era aquilo???? Aeronaves velhas, um pedaco do chao se soltando, a aeromoca passava no corredor e a vibracao fazia eu pular na cadeira.

14. O aeroporto "internacional" de Panama City eh uma piada em art-deco. So pra voce ter uma ideia: voce sai da area de seguranca primeiro, pra depois pegar sua bagagem na esteira que, ora vejam, estah a apenas 10 passos da saida do aeroporto, ou seja, qualquer passante pode decidir dar uma entradinha no aeroporto e pescar um par de malas. Cade a security and safety?? Absolutamente ninguem checa se o papelzinho rosa que lhe deram com um numero casa com o que estah grudado na sua malinha. Alias, nao tinha absolutamente ninguem em lugar nenhum.

15. Pegamos um taxi guiado por uma senhorinha de uns 120 anos. Eu que tive que ajuda-la a afivelar o cinto de seguranca porque ela nao acertava. E na hora de dar o recibo perguntou "Qual eh a data de hoje, hein? 31 de Julho?". Mas ela era muito fofa.

16. A cidade eh um perpetuo suburbio, daqueles ja perto das rodovias. A arquitetura eh medonha, os predios sao basicamente caixotes. Todas as construcoes sao recuadas uns 100m da rua. Calcadas sao raras. Nao se ve UMA so pessoa andando nas ruas, eh uma cidade para carros. Bizarro.

17. Quesito hotel: cama, internet, maquina de gelo e tv sao os pontos positivos, muito positivos. Os negativos sao o cafe-da-manha tenebroso e seus pratos/talheres/copos descartaveis (tenho que fazer um post so pra ele), o frigobar vazio, a falta de um restaurante e, por conseguinte, de servico de quarto e a falta de um funcionario pra ajudar com as malas. Nao fosse os itens positivos e a falta de baratas voce diria que a gente estah num muquifo, ne? Mas nao, coitado, o hotel eh ateh bem apessoado. Infelizmente so tem fachada.

18. O cafe. Intragavel. Precisa dizer mais alguma coisa?

19. A praia tem uma areia tao fina e branca que chega a doer nos olhos e o mar eh turquesa. Varios tons de turquesa. A agua eh limpinha, cristalina, sem ondas, praticamente uma piscina. Deve ser uma delicia. Digo que deve ser porque nao fui la e mergulhei, mas so pode ser.

Por hora eh isso, para sua security and safety. Para as minhas tambem.

Nao quero, alias, me recuso a acreditar que os Isteites se resume a isso, a esses aeroportos, a essa companhia aerea, essa cidade, esse hotel. Seria muita ingenuidade minha e ateh uma certa falta de juizo. Ja tenho idade o suficiente pra saber que nem sempre a primeira impressao eh a correta, mas confesso que nao vejo a hora de comecar a ter mais experiencias boas. Nao que seja perfeito porque nao existe pais/lugar assim, eu so queria entender por que tanta gente so falta se rasgar pra vir pra ca.

E so pra explicar a ausencia: os ultimos 45 dias foram uma especie de "ferias" em Fortaleza e foram uma loucura. Ferias so pro A. porque eu tive a paciencia e a resistencia esticadas ao limite. Merece um post so pra contar. Agora me aguentem porque minhas ferias, as de verdade, acabaram de comecar. Oba!

5 comments:

Contra a Maré disse...

Comadre! Eu estou num frivião de pensamentos. A saudade de vocês já chegou lá em casa. Eu tenho uma pá de preconceitos daí e como nunca devo ir aí, preciso de você para me corrigir. Abraços a vocês.

Claudia de Paula disse...

Amiga, viajei com a Delta(conte) UMA vez,para nunca mais ! Fique longe daquela companhia !
Os isteites sao maravilhosos.Voce simplesmente escolheu a cidade errada Vem pra ca que te mostro o verdadeiro pais do tio Sam :)

Anne disse...

Boas Férias!!!!
=^.^=

Fer Guimaraes Rosa disse...

Anita, aeroporto, alfandega, imigracao eh sempre o horror dos horrores! Ja fui pra salinha uma vez em Miami e eu ja era residente permanente aqui. Entao releva, eh assim mesmo. Agora o pais eh outra historia. Eu adoro viver aqui, nao tenho reclamacao, muito pelo contrario. Mas afinal de contas onde voce esta? Nos EUA ou no Panama? Numintindi... ;-)

beijaooo,

Ciça Donner disse...

É muita coisa, melhor ir lendo e escrevendo...

1- Tb nao entendo 3 meses de féris... inveja do cao!

2- Por isso só vou prai quando tiver meu passaporte alemao.

3- Perder meu lap-top? Cara, chama os paramedicos pq eu infarto MESMO.

4- Indo pro Panamar tu esperavas o que? Sorte nao ser um Fox como os da TAM... ai caramba, eu vou voar neles!

5- Mas o que tu fosses fazer ai se nao se joga nessas praias?

| Top ↑ |