quarta-feira, 24 de março de 2010

. Alegria de Cearense .

"Inverno de 1894 - (notavel). Deo a primeira chuva no dia 11 de Dezembro de 1893 e seguiu ate o dia 6 de Julho, nao havendo verao de um dia ate o principio de Junho. No dia 14 de Dezembro cantou o cigarrao e reproduziu-se a cantoria no dia 18 do mesmo mes. Theodorico."*

O texto acima foi o primeirissimo "post" do diario do meu bisavo Joao Eduardo Guerreiro de Souza. Dono de poucas letras, pedia que o Professor Theodorico Velloso registrasse os eventos importantes - nascimentos, mortes, casamentos, partilhas de herancas e, claro, chuvas - numa caderneta. Ontem conversei com meu pai ao telefone e o primeiro comentario dele? Ja ta esverdeando! Na comunidade de Ubauna (municipio de Coreau, regiao de Sobral) existe o costume de pagar promessas deixando garrafas d'agua nos tumulos das pessoas que morreram de sede. Excursoes sao organizadas pra visitar o acude do Castanhao (antes era pra visitar o Oros). E por falar em acudes, o Ceara tem cerca de 8.000. Aqui, quando dizemos que o tempo estah "bonito" significa que estah pra chover. Chamamos de inverno o que tecnicamente eh verao.

Modos que ja deu pra entender um pouquinho da fascinacao - quase reverencia - que o cearense tem pela agua. E porque eu nao sou melhor nem pior do que meus conterraneos, vim aqui so dizer que hoje, 24 de Marco de 2010, amanheceu chovendo, existem pontos de alagamento na cidade, a Irma chegou atrasada no trabalho e os filhos da Terra da Luz estao sorrindo.

8 comments:

Luciana Nepomuceno disse...

E eu acrescento que o dia abonitou aqui pros lados do Mossoró (cearense leva sua fascinação pro chuva pra todo canto)

Claudia disse...

Menina, nao é que tudo é mesmo questao de ponto de vista? Acho que nunca mais verei chuva com os mesmos olhos depois desse post. beijos querida.

Sra. Rapadura disse...

Esse post recorda um fato curioso que aconteceu em 1942, quando o sol foi vaiado pelos cearences em plena praça do Ferreira.
Só um "cearence" para entender o outro "né-não" ;)

Obrigada pelos votos de felicidades - e já agora, meus Parabéns pela boa notícia!
Bjs

Contra a Maré disse...

Ainda bem que alguém lembrou da vaia no sol, tinha de ser citado! rsrsrs Cearense é estranho mesmo, aparentemente calado, basta "uma peínha de nada pra se espalhar... depois pra juntá... mó trabái"!

sigrid costa disse...

Querida, finalmente peguei seu presente na casa da minha cunhada e muito, muito, mas muito obrigada mesmo. A Giulia exigiu a bolsinha de courinho para a Barbie dela, ignorando que tem um ima atras, mas tudo bem... Vamos comer lembrando de voces e eu vou abusar da bolsa neste verao e lembrarei sempre de voces. Adorei tudo! Obrigada flor! Espero que esteja tudo bem com voces e que nao estejam na terra dos elefantes pintados e dos chàs que vem com as moscas gràtis. Beijos e de noticas quando puder.

sigrid costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sra. Rapadura disse...

Oi Ana, tudo bem!
Por mais que a vida seja corrida, arranja um tempinho para colocar umas palavras por aqui! Acho tão bom! Bjs

sigrid costa disse...

Muiè, se perdeu na terra dos temperos e poeira? De sinal de vida. CIIIIIAAAAOOOOO!!!

| Top ↑ |