sexta-feira, 15 de agosto de 2008

. Gentileza pura... .

Semana passada estavamos sentados na varanda esperando Seu Iannes (motorista do taxi) pra levar a gente pra fabrica, comme d'habitude. Passa o primeiro velhinho, com bengala, Gia sou!, Gia sou! *- respondemos. Passa o segundo velhinho, o sem bengala. Mesma coisa, mesmo cumprimento. Passa uma velhinha, o mesmo gia sou indo e voltando, so que a velhinha se empolgou, se deteve e continuou a falar em grego, sorrisao de orelha a orelha. Paniquei. Coloquei a mao sobre a boca e disse, em ingles, Nao falo grego, desculpe... A velhinha continuou sorrindo e falando, eu sorrindo e fazendo "o que" com as maos, ateh que ela resolveu seguir em frente.

Quinze minutos depois, la vem a velhinha voltando. Para do outro lado da grade de ferro e acena pra mim, chamando, pedindo pra me aproximar. E eis que ela tira um embrulho da bolsa - dois paezinhos doces - e me entrega. O gesto, a boa vontade, a gratuidade da gentileza me deixaram sem acao e so pude dizer um emocionado Epharisto! ** 

* Gia sou - pronuncia-se yAssu, com tonica no A.  
** Epharisto (obrigado) - pronuncia-se ef-haristO, com tonica no O fechado. 

0 comments:

| Top ↑ |