domingo, 1 de março de 2009

. Visto Italiano? .

Modos que, enfim, snow:


Nao fomos pra Atenas na segunda, mas fomos na terca, dia 24 de Fevereiro de 2009 (quero deixar isso registrado) e explicamos pro cavalheiro do Consulado Italiano que estavamos la a fim de receber orientacoes precisas e legais a fim de permanecer em solo Italiano legalmente pelo periodo referente a duracao do projeto.
Pois bem, o cavalheiro que nos recebeu em nome do Consulado Italiano se manifestou da seguinte maneira: "Mas eu ja sei desse caso, olhe so, ja recebi todos os papeis pertinentes ao processo (e ele realmente trouxe todos os papeis/emails/carta convite, etc). Nao existe um visto apropriado para o caso de voces, mas vejam, voces sao, respectivamente, cidadaos Brasileiro e Americano! Nao ha nenhum problema pra voces atuarem como consultores/observadores na Italia!"
Ao que respondo, Sim, entendemos isso perfeitamente, mas a lei especifica 90 dias para esses cidadaos. Como o projeto vai durar mais de 90 dias, nos estamos procurando auxilio no Consulado Italiano a fim de permanecer legalmente na Italia por mais de 90 dias (o projeto termirarah provavelmente em Dezembro de 2009) de uma maneira legal.
- Mas nao precisa! Voces podem ficar todo o tempo necessario! Voces sao cidadaos de paises que mantem boas relacoes com a Italia/Espaco Schengen, portanto nao existe um visto que se aplique a situacao de voces.
Expliquei que ja estavamos procurando apartamento pra alugar e que as imobiliarias sao obrigadas, por lei, a notificar a Questura em caso de locacao para estrangeiros. Isso nos traria algum problema? Claro que nao! Voces sao Americano e Brasileira (respectivamente) e, como ja expliquei, os lacos diplomaticos com a EU sao fortes. Sem problemas.
Ouquei. Da pra o senhor colocar num papel que nos estivemos aqui procurando informacoes como proceder de maneira legal e fomos orientados dessa maneira? Claro que nao podemos emitir um documento desse teor, seria o mesmo que dar um visto - o que voces nao precisam.
Enfim.
O motivo pelo qual um cidadao procura o Consulado de um pais estrangeiro eh muito simples: que regras devo seguir? Que documentos tenho que apresentar? Isso eh muito simples. Mas se o cavalheiro de cabeca raspada no Consulado Italiano em Atenas diz que nao ha problema nenhum, entao nao ha problema nenhum.
E que Deus nos proteja.
| Top ↑ |