domingo, 14 de janeiro de 2007

. agra - taj mahal .

delhi para agra = 4 horas de carro.
paramos no hotel por uns 30 minutos pra deixar a bagagem e comer alguma coisa correndo e fomos ver o taj mahal, que eh muito muito mais que o taj mahal em si. eh um complexo com entradas oeste, sul, leste que por si so ja sao lindas. nao existe entrada norte porque ao norte fica um rio. ah, o porque da correria? era uma quinta-feira a tarde e o taj nao abre as sextas para turistas, so para os descendentes das familias dos trabalhadores que trabalharam na construcao do predio. bom, foi isso que eu entendi o guia explicando. mas isso eh outro assunto.
os carros sao deixados em uma area distante e a partir daih so sao permitidos rickshaws movidos a bateria. tudo pra evitar a poluicao nas redondezas. cuspir, jogar papel, fumar, fazer qualquer coisa que suje ou possa danificar o local eh passivel de multa pesada.
antes de entrar eh feita uma revista com detector de metais e existe uma serie de itens que nao sao permitidos dentro do complexo como fosforos e chocolate e para poder caminhar pelo taj em si (entenda caminhar NO marmore em si), eh necessario tirar os sapatos ou calcar uma protecao. eis a chegada ao portao sul:

depois que se atravessa o portao acima, se ve o taz mehl (com o L bem carregado, enrolando no ceu da boca). essa eh a pronuncia correta em hindi.


liiiindo lindo lindo. um sonho em marmore. logo apos sua construcao o taj tinha milhares de pedras preciosas e semi-preciosas incrustradas nas paredes, mas estas foram roubadas com o passar do tempo e hoje so se ve os buracos onde as pedras deveriam estar.

nada do que se ve diferente do branco do marmore - as inscricoes pretas em arabe ao redor da entrada principal, os motivos florais e geometricos espalhados por todas as paredes - eh pintado. tudo eh escavado no marmore e preenchido com onix, lapis lazuli, malaquita etc, fruto de um trabalho de infinita paciencia e habilidade.


















alem dessa lindeza em marmore branco e dos portoes, ainda existem as "guest houses", dois predios imensos, um de cada lado do taj, feito para hospedar as familias que vinham da persia e do afeganistao pra ver o taj. o guia explicou que as guest houses costumavam ter tapetes imensos e lindissimos pendurados na paredes externas para proteger o interior do calor e da poeira.


passamos umas boas tres horas visitando o local. andei, andei, tirei um milhao de fotos ate onde era permitido ja que dentro do taj nao eh permitido fotografar nem filmar. uma replica das tumbas do rei e da rainha eh vista no centro geometrico da construcao mas os corpos deles estao na realidade no subsolo, hoje fechado a visitacao publica por motivos de seguranca. sabe aquela historia de tirar uma lasquinha pra levar de lembranca? pois.

1 comments:

Karin disse...

nossa, minha mãe que iria AMAR ver o milhão de fotos !!! Ela é louca pelo Taj Mahal...
bjs

| Top ↑ |