sábado, 7 de abril de 2007

. ni hao .

apois.

chegamos na china no dia 19 de marco e to adorando.

pera que vou copiar e colar o email que mandei pro meu povo dando noticias (isso porque eh um sacrificio abrir qualquer endereco hospedado no blogspot por aqui. mas a gabi sugeriu fazer o login direto do gmail e deu certo).

"estou encantada, maravilhada, apaixonada, querendo praticamente imigrar pra ca.
HAHAUAHAUAHA

agora falando serio.

tem uma chinesinha do escritorio da outra companhia chamada janet e ela ta sendo de uma ajuda inestimavel. leva a gente nos lugares, ajuda a negociar alguma coisa que a gente ta comprando, ensina a comer as comidas esquisitas (um dia tinha uma especie de rodelinha de massa beeeeeeeeem fininha, parecida com massa de pastel, dobrada em quatro. o servico eh desdobrar essa massinha, pegar um quadradinho de pele de pato frita suuuuuper fina, melar o quadradinho num creme que parece chocolate (o gosto tambem), colocar o quadradinho de pele melado de "chocolate" dentro da massinha, embrulhar tudo e comer.)

nao sei como eh a china rural. so posso falar da china "cidade grande" e eh um colosso.

mao tse tung eh adorado por aqui.
no entanto, esse pais gigantesco e comunista se parece com tudo, menos com o que pensamos ser comunista.

a china eh o pais de prada, balenciaga, shiseido, mont blanc, lancome, givenchy, chanel, YSL, heineken, budweiser, lindt.
as pessoas sao *****ELEGANTISSIMAS*****, super bem vestidas, cada uma em seu estilo (chique, modernoso, cool). fiquei incrivel. o senso estetico aqui parece vir nos genes. nao sao muito educadas, nao seguram o elevador, nao dao bom dia, nao pedem desculpas se esbarram... mas sao podres de chique. essa elegancia quase genetica so vai por agua abaixo quando as chinesas resolvem frisar o cabelo. fica horrivel, uma marmota, ressecado, artificial, uma merda. as vezes ateh os rapazes entram nessa onda e a coisa fica ainda pior.

por falar em elegancia comprei meu primeiro casaco. ele eh longo, preto, modernoso e eh meu, ou seja, nao vou mais precisar usar a jaquetona verde do A. toda vida que estivermos em um lugar frio. agora, so entre nos, matuto eh foda, ne? o primeiro casaco uma sertaneja nunca esquece! hahahahahaha

as ruas sao limpissimas, tem sempre uma pessoa com uma vassourona em tudo que eh lugar limpando, catando alguma coisa do chao, esfregando. vi um funcionario do aeroporto de shanghai lavando um cinzeiro (daqueles grandes, de metal, com um compartimento para lixo embaixo) com agua quente, detergente e o caboclo passou uns 5 minutos esfregando tudo.

e por falar em cinzeiro, a china eh o paraiso dos fumantes.
aqui nas redondezas do hotel eh permitido fumar virtualmente em todo lugar. menos elevadores, uma pequena area do shopping, uma area de nao-fumantes (um total de duas mesas) no bistro perto da recepcao do hotel.

por falar em shopping e em marcas famosas, tem um shopping do outro lado da rua, com um pequeno supermercado do tipo sofisticado. entenda por sofisticado = com produtos importados tambem. faco tudo pra ir la todo dia e me acabo. passo horas olhando aquelas coisas nas prateleiras, muita coisa eu nao tenho a MINIMA ideia do que sao ou para o que servem. tudo em chines. em compensacao ja comprei um condicionador da helena rubinstein que eh uma maravilha, super cheiroso e deixa o cabelo super sedoso. comprei tambem um lapis de olho dior e to me preparando psicologicamente pra amanha comprar uma base e um po da shiseido (ou lancome). me preparando psicologicamente porque nao to acostumada a gastar assim nao!!!! me sinto quase culpada.... comprei tambem umas besteirinhas super baratas tipo escovinha para sobrancelha, papeizinhos pra tirar a oleosidade do rosto, um batom maybelline (original, nao colorama, como os que vendem no brasil), uns adesivos pra tirar cravos do nariz... tudo baratotal radiante.

nao, a escola primaria e secundaria nao sao gratuitas. vou saber se a universidade eh.
nao, a saude nao eh gratuita.

(!!!!!!!!!!!!!!!!)

ha poucas semanas o parlamento aprovou uma lei que da direito a propriedade privada.

homens e mulheres sao iguais. mesmo. vi mulheres fazendo servico pesado na usina de aco.
alias, fico surpresa toda vez que a gente pega um taxi e a janet desanda a conversar com o taxista. e a conversa eh boa, de igual pra igual, dura todo o caminho, tipo uma meia hora! e isso acontece sempre! alias, taxi eh uma coisa absurdamente barata aqui em wuhan (uma corrida de taxi de aproximadamente 40 minutos, com transito bom, custa por volta de 15 reais). em shanghai eh mais caro, mas ainda bem razoavel.

quase NINGUEM fala ingles. eis a grande desvantagem chinesa no tocante a competitividade global. o ingles do chines se resume a HI, HELLO e BYE BYE. pronto. aqui e acola se ouve um GOOD MORNING, mas se voce responder e perguntar alguma coisa em seguida, a conversa empaca.
ir a uma loja e comprar uma coisa eh uma tarefa complicada.
so aqui eu percebi o quanto o indiano "fala" ingles..... hahahahahaha

a poluicao eh descomunal. nunca meu nariz produziu tanta catota em 36 anos de vida.
e o povo limpa o salao na sua frente, na maior.

a internet eh censurada.
nao consigo abrir nada com endereco blogspot.com, google videos, wikipedia.

no sabado passado passeei de barco pela primeira vez na vida e foi cruzando o yang-tse!

ja pedi a janet pra escrever em caracteres chineses num papel "por favor, me leve ao museu de hubei" e "por favor me leve ao hotel novotel" (para a volta). quando chegamos aqui tava friinho, por volta dos 12 graus, mas essa semana a temperatura bateu os 30. amanha a previsao do tempo promete uns 15 graus e talvez eu me anime a fazer minha primeira incursao - de taxi - completamente sozinha. :))
(quem me conhece sabe que eu detesto calor).

beijos mis, saudades muitas,
ana."

2 comments:

Anônimo disse...

Até que enfim !!!
Adouro ler vc...
bjs

Claudia disse...

Adoro esses relatos cheios de impressoes locais... estou aqui fascinada!!!!

| Top ↑ |