sexta-feira, 5 de outubro de 2007

. salam, shalom .

pra mim, que nasci e cresci no interior do ceara, o contato estreito com culturas diferentes eh um acontecimento e nao poderia ser de outra maneira. imagino que em sao paulo, por exemplo, terra que recebeu tantos imigrantes, ir pro jardim-de-infancia e brincar com coleguinhas cujos sobrenomes sao suzuki, stein, mastroianni ou khan seja muito comum. no meu sertao velho, porem, abundam maias, silvas, carvalhos, bezerras, andrades, limas. a buchada de bode e o catolicismo reinam soberanos.

talvez seja diferente nos dias de hoje mas no meu tempo de crianca e adolescente qualquer coisa - pessoa ou objeto - made in outro lugar que nao fosse brasil era raro. experimentei a primeira pizza com uns 10 pra 11 anos. sushi veio beem mais tarde, na adultice, apresentado pela minha amiga e gurua adry com um profetico "na primeira vez eh so mais ou menos, mas na segunda vicia". vim saber o que era pesach na adolescencia, lendo livros sobre o holocausto. kwanzaa me foi revelado de maneira muito singela atraves do site hallmark, quando fui mandar uns cartoes de natal.

tudo isso pra falar do meu deslumbramento quase infantil quando vejo milhares de pessoa carregando uma estatua de ganesha pra cima e pra baixo, cantando e batendo palmas ou quando fico horas vendo na tv um sacerdote sikh desdobrando, uma por uma, duzias de camadas de tecido ricamente bordado pra no fim revelar um livrao. sabe boneca russa? pois. e mais, cada camada desdobrada eh espanada com um super espanador enquanto alguem canta uma cancao/lamento. os templos sikh sao lindissimos, de babar mesmo.

ver - e nao so ler - todas essas diferentes maneiras de se conectar com o divino eh muito muito bacana. conversar com pessoas vindas de diferentes religioes eh extremamente gratificante, mas nesse momento eu queria comentar sobre o ramzan ou ramadan (mesmo correndo o risco de falar besteira).

no mes de ramadan os muculmanos passam 30 dias observando jejum, que vai do amanhecer ao anoitecer. nem agua eh permitido. ao cair da noite, em uma hora determinada (que varia de acordo com o fuso horario - o horario exato do por-do-sol e do amanhecer sao amplamente divulgados nas mesquitas e ateh na televisao), todos podem romper o jejum. comidas especiais, caprichadas, a coisa toda eh muito celebrada, amigos sao convidados para o iftar (primeira refeicao), pense na comemoracao! bem facinho de virar um banquete atras do outro. no dia seguinte, todo mundo acorda antes do nascer do sol e enche a panca de novo. mas tem que ser, ne? pra aguentar o dia inteiro trabalhando.

o ramadan eh, antes de tudo, um periodo de auto-avaliacao, oracoes, caridade, amor e ajuda ao proximo, mas tambem eh a melhor epoca de pagar uma especie de dizimo, o chamado zakaat, que corresponde a 2,5% das sobras acumuladas no ultimo ano. nao sobrou nada? nao paga.

la na fabrica tive oportunidade de acompanhar esse ritual, guardadas as proporcoes e com todas as limitacoes de se fazer isso num ambiente de trabalho. mas foi emocionante ver dois dos inspetores, muculmanos, claro, se prepararem para a quebra do jejum. primeiro eles desenrolaram as mangas da camisa e abotoaram os punhos, depois trocaram os sapatos de seguranca pelos sapatos normais. um deles amarrou um pano na cabeca e comecou a dispor a comida em uma mesa no canto - suco, frutas, pao, geleia, leite, agua. depois houve uma oracao e eles sentaram a mesa, olhando de instante em instante pro relogio, esperando a hora certa. obvio que pedi pra tirar uma foto.

pra muita gente pode ser uma grandessissima besteira, mas pra mim foi emocionante.

curiosidades:

- ao que parece, maome e seus seguidores viajaram para medina e la chegando encontraram os judeus jejuando no dia de ashura (yom kippur). esse dia de jejum foi recomendado tambem aos muculmanos, sendo depois substituido pelo mes do ramadan.

- em 2007 o ramadan cai entre 13 de setembro e 12 de outubro e o yom kippur eh celebrado do entardecer do dia 21 de setembro ateh uma hora depois do anoitecer do dia 22. ramadan e yom kippur sao datas moveis.

p.s.1: nao sou judia, muculmana ou catolica.
p.s.2: fiquei com uma preguica monstra de colocar link em tudo. se quiser saber mais, joga no google ou no wikipedia. o primeiro eh ponto com e o segundo eh ponto org.

0 comments:

| Top ↑ |