domingo, 10 de agosto de 2008

. Kalimera! .

Chegamos em Atenas dia 02 de Agosto, sabado, por volta do meio-dia.
Os donos da casa que a gente alugou estavam no aeroporto nos esperando pra nos levar (trazer) pra Vagia (ou Vayia). Ele, sem falar nada de ingles, ela, balbuciando um "bom dia" e um "bem-vindos" em portugues. Muito fofo. Eh que ela trabalha com uma greco-brasileira e teve a delicadeza de aprender alguma coisa em portugues pra deixar a gente mais a vontade.

Vayia eh uma pequena-mini-micro cidade, com absolutamente nenhuma superficie plana com mais de 10 metros. A nossa casa, de esquina, tem 3 degraus pra subir ao banheiro e ao quarto que fica nos fundos e a janela do nosso quarto fica rente com a calcada que fica na lateral. O povo aqui nao anda, escala. Muita ladeira acima, abaixo, degraus, centenas de degraus, ruas estreitissimas, curvas alucinantes. A casa eh bem bonitinha, confortavel, carece ar condidionado / ventilador, mas entendo, o verao aqui nao dura muito, pra que essa besteira de investir num negocio que impede a pessoa de cozinhar nos proprios humores nesse calor senegales, ne? Em compensacao tem aquecedor em todo comodo.
Como sou enxerida de nascenca, ja to tentando ler grego - o que nao eh facil - mesmo sem entender o que to falando. O alfabeto eh louco, onde tem um "P" le-se "R", onde tem um "H" le-se "I", e por aih vai.
Internet decente, ligeirinha, so temos na fabrica. Em casa, temos (desde quinta-feira) um negocinho que acopla no laptop e conecta via operadora de celular, com velocidade media de 2 Kbps, igual a um que a gente usava na India e nao servia pra nada. Alias, a saga da internet merece um post, vamos ver se sai. No momento estamos providenciando ADSL, que provavelmente serah instalada no final dessa semana.
O povo eh muito receptivo, fala alto, gesticula, a comida eh uma delicia. Peixes e frutos-do-mar abundam, assim como azeite, azeitonas, queijo feta - ma-ra-vi-lho-so, pepino, tomate e cebola roxa. Todo dia, por volta das 8:30h, passa um carro vendendo peixe fresquissimo, "psariaaaaaa, psariaaaaa...". O mar eh de um azul absurdo.
Nossa rotina tem sido acordar, cumprimentar os passantes - yasu! kala! - enquanto tomamos cafe na varanda, ir pra fabrica, voltar e sentar na varanda de novo pra jantar e tomar um cafe. Ontem voltamos do supermercado que fica em outra cidade - Thiva - mortos de calor e, pra variar, sentamos na varanda e atacamos um melao super doce e gelado. Ha duas noites o A. dorme no sofa da sala, com a porta aberta, so com a porta de tela "fechada" (nao tem chave, nao da pra trancar). O calor, o calor!
A producao ta indo bem, no prazo.
Hoje choveu e refrescou bem.
Praticamente o ceu, nao fosse a falta de internet decente.
Descendo da fabrica pra Agio Yoannes (nao sei se eh assim que escreve), uma aldeiazinha de pescadores, pra almocar

O restaurante

Horiatiki, a famosa salada grega

Esse polvo estava perfeito!

2 comments:

Contra a Maré disse...

Que bom que tudo está bem. A comida dá agua na boca... rsrsr saudades e beijos... diga a Arthur que eu sou muito atrasado mas só agora é que tô entendendo o livro da china que ele me mandou...

Webeatriz disse...

Que legal Anita, teus relatos me deram vontade de reler Lindaanor celina, partilhar contigo e , desejar que os deuses te conduzam a passear em Skyro .
beijos
vb

| Top ↑ |