quarta-feira, 4 de junho de 2008

. A China e as Olimpíadas .

Esse post foi escrito em 20 de Abril, mas fiquei com medo de publicar enquanto estava sendo hóspede do Mao porque... porque... sou meio psica mesmo. Mas tenho cá minhas razões pra ser psica em relação a China e essa razão sozinha me basta. Depois explico melhor os porquês.

"Modos que muita coisa aconteceu nesse mês e meio que andei afastada, a mais importante delas, essa confusão entre Davi e Golias que acabou repercutindo nos Jogos Olímpicos.

Embora tudo seja muito complexo e eu não seja especialista em política Chinesa, Tibetana - ou em qualquer outra coisa - ainda assim, tenho cá o direito de meter minha humilde colherzinha nesse angu. Não defendo A nem B, antes procuro enxergar as razões de todas as partes.

Pelo que entendo, há sete anos, quando a China ganhou o direito de hospedar os Jogos Olímpicos, ganhou tambem uma tarefa de gincana: melhorar os direitos humanos, diminuir a poluição etc. Tá certo. É consenso que o país melhorou muito nesses quesitos, embora também seja consenso que ainda tem muito chão pela frente.

Muita gente defende que Jogos Olímpicos e política nao devem se misturar. Muito justo. Um bocado de gente, porém, acha que o momento é perfeito pra atrair a atenção do mundo para os problemas Chineses, que não pode ser, não senhor, que em pleno 2008 exista um país que ignore o direito da pessoa, que use trabalho escravo/infantil, que massacra minorias, que arrasa o meio-ambiente etc. Muito justo também, só tem um problema... o que eh que a gente faz com Cuba (que tem melhorado horrores nas mãos do irmão do "homem", mas ainda tem que comer muito feijão)? E com os Estados unidos? e a Venezuela? E a Coréia do Norte (não sei nem se aquele doido atômico deixa o país participar, mas...). A maioria dos países Africanos com suas brigas tribais e genocídios estaria lascada... Ops, corrupção tambem elimina? Ouquei, Brasil, Itália e Rússia: fora. E o ETA na Espanha? e o IRA na Irlanda? E a Brigitte Bardot na França incitando - com muito sucesso - o ódio contra os muçulmanos? E por falar em muçulmanos, qualquer país que impeça suas cidadãs de estudar, guiar veículos e mostrar partes do corpo tão singelas como o antebraço e o cabelo também tá meio enrolado. Índia e Paquistão? Pfff.... E o Japão que tá tentando por fina força eliminar as baleias do registro histórico desse planeta? Até o Vaticano, caso uma equipe campeã de dominó tivesse, teria que resolver o problema da pedofilia a toque de caixa, de preferência agora, durante a visita do Seu Benedito ao Bush. Sei não, mas se for pra levar esse argumento ao pé da letra, sobra quem? Os Canucks e os pinguins? Ih, acho que nem os canadenses... eles assassinam foquinhas.

O mundo tá cheio de problemas, isso é fato, e só a educação e a vigilância diárias vão resolver. Usar um evento como esse pra jogar pedra no telhado do vizinho, esquecendo que o próprio é de vidro, me soa como hipocrisia. "
| Top ↑ |